Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista. Caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço 1,5. Usa fonte verdana com tamanho 12 no corpo do texto. Emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL). As figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

 

A Revista PsiPro utiliza as normas da American Psychological Association (APA) para citações e referências. Abaixo, as principais regras de formatação APA.

 

UM AUTOR

O sobrenome do autor deverá ser escrito com a primeira letra em maiúsculo e o restante em minúsculo, independente de estarem fora ou dentro dos parênteses.

No texto:

(Larenz, 1978).

Nas referências:

Larenz, A. (1978). A Sociologia Contemporânea. Rio de Janeiro: Vozes.

 

DOIS AUTORES

Quando um trabalho tem dois autores, citar os sobrenomes seguidos da data de publicação toda vez que a referência ocorrer no texto.

No texto:

Ramos e Almeida (2003).      (Ramos & Almeida, 2003)

Nas referências:

Ramos, J., & Almeida, D. R. (2003) An Analisys of the Concept of Law. American Journal of Philosophy, 76(1), 151.

 

TRÊS A CINCO AUTORES

Quando um trabalho tem três, quatro ou cinco autores, acrescentar todos os sobrenomes na primeira citação seguida da data de publicação. Incluir nas subsequentes apenas o sobrenome do primeiro autor seguido de et al. e da data de publicação.

No texto, 1ª citação:

Ramos, Almeida, Maia, Ferraz e Araújo (2004)

(Ramos, Almeida, Maia, Ferraz & Araújo, 2004)

Citações subsequentes:

Ramos et al. (2004)      (Ramos et al., 2004)

Nas referências:

Ramos, A. G., Almeida, A. L., Maia, J. L., Ferraz, M., & Araújo, P. V. G. (2004). Analisando a lógica do Direito de Hegel. Filosofia e Direito, 14(5), 131-135.

Exceção:

Se duas referências com o mesmo ano ficarem idênticas quando abreviadas, cite os sobrenomes dos primeiros autores e de tantos autores quanto forem necessários para distinguir as duas referências, seguidos por vírgula e et al.

Exemplo, 1ª citação:

tanto Ramos, Ferraz e Araújo (1994) quanto Ramos, Ferraz, Maia e Araújo, (1994).

Citações subsequentes:

Ramos, Ferraz e Araújo (1994) e Ramos, Araújo et al. (1994).

 

USO DO “E” – “&”

Quando os autores estiverem entre parênteses, acrescentar ‘&’ antes do último autor.

No texto:

(Ramos & Araújo, 2003).      (Ramos, Araújo, & Maia, 1978).

Quando os autores estiverem fora dos parênteses, acrescentar antes do último autor ‘e’, quando o artigo estiver em português e ‘and’ quando o artigo estiver em inglês.

Araújo e Maia (2003)      Araújo, Maia and Ferraz (1978).

Nas referências:

Araújo, J., & Maia, D. R. (2003) Philosophical Introduction. American Sociological Review, 16(2), 311.

Ferraz, A., Maia, W., & Araújo, E. (1978). Uma introdução à Filosofia de Bergson. European Journal of Philosophy. 10(2), 324.

 

SEM AUTOR

No caso de materiais jurídicos (códigos, leis, etc.), citar no texto as primeiras palavras do título, ou o título inteiro se ele for curto, e o ano. Na lista de referências coloque o título na posição do autor.

No texto:

Lei n. 8.112 (1994).      Constituição (1988).

Nas referências:

O título passa a ocupar a posição do autor.

Lei n. 8.112, de 17 de julho de 1994 (1994). Dispõe sobre a atividades dos servidores públicos federais e dá outras providências. Brasília. 2000. Recuperado em 15 de maio, 2007, de http://www.planalto.gov.br/ccivil/Leis/L8112.htm

Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. (1998). Brasília. Recuperado em 15 de maio 2007, de http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/Constituicao/Constitui%C3%A7ao.htm

 

FONTE SECUNDÁRIA

Citação de um trabalho discutido em fonte secundária, indicar o autor da obra original e o ano, logo após acrescentar ‘como citado em’ (artigo em português) e ‘as cited in’ (artigo em inglês), o autor, ano e página da obra utilizada para consulta. Na lista de referências indicar apenas os dados da obra secundária (material que foi utilizado como meio de consulta para a citação). No caso de citação direta é obrigatório a indicação da página.

No texto:

Dunken et al. (1999 como citado em Oliveira, 2004, p. 32).

Nas referências:

Tabosa, A., & Gomes, S. (2004). O Pensamento Social de Habermas. Revista de Sociologia Brasileira, 33(5), 20-25.

 

 

IMPORTANTE:

NO RODAPÉ COLOCAR APENAS NOTAS EXPLICATIVAS.

UTILIZAR FONTE VERDANA EM TODO O TEXTO.

NAS REFERÊNCIAS COLOCAR OS AUTORES EM ORDEM ALFABÉTICA.

O TEXTO DEVE TER ENTRE 08 E 20 PÁGINAS, CONTANDO COM AS REFERÊNCIAS.

SERÃO ACEITOS TEXTOS EM PORTUGUÊS, ESPANHOL, INGLÊS E FRANCÊS.

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

 

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.