A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

Autores

  • Maxwell da Silva Gomes
  • Eli Shalon dos Santos Cunha Gomes

Palavras-chave:

lúdico, educação infantil, aprendizagem, tecnologia e educação, desenvolvimento

Resumo

A importância da ludicidade a muito tempo foi sendo reconhecida e cada vez mais trabalhada para o contínuo progresso no desenvolvimento da criança, por ser aspecto inclusivo de desenvolvimento, socio-cultural, psicomotor, cognitivo. Em meio a evolução frequente da tecnologia, é que a ludicidade não apenas se mantém com a concepção de ser apenas uma brincadeira, passando a ter grande auxílio das novas tecnologias e dessa nova era contemporânea para expandir significativamente o seu poder de alcance que ultrapassa barreiras de espaço e se mantém como forma de estudo e evolução em um aspecto de tempo. Na educação inclusiva, o lúdico tem sido um dos instrumentos que pretende estimular um aprendizado de qualidade para a criança, a partir das técnicas que promovem o desenvolvimento das habilidades fundamentais nesse processo. Para tanto, utilizou-se uma pesquisa de natureza bibliográfica e elencou-se assuntos pertinentes para esse entendimento. Desse modo, foi exposto o lúdico na educação infantil, a importância do brincar, dentre outros pontos importantes. A partir dessas ideias houve um entendimento de que as brincadeiras com objetivo pedagógico favorecem o processo de ensino-aprendizagem e tornam o sujeito mais consciente de seu papel na sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maxwell da Silva Gomes

Educação Especial e Inclusiva e Neuropsicopedagogia Institucional e Clínica pela Faveni, Docência do ensino superior em Libras pela Educaminas, MBA EM TECNOLOGIA PARA NEGÓCIOS: DATA SCIENCE E BIG DATA EAD pela Educaminas, Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela FAFICA.

Eli Shalon dos Santos Cunha Gomes

Pós-graduanda em Educação Especial e Inclusiva e Neuropsicopedagogia Institucional e Clínica pela Faveni, Graduada em Pedagogia pela Unopar, Magistério.

Downloads

Publicado

2022-07-01

Edição

Seção

Artigos