A CONCEPÇÃO DE ESPAÇO DE ACORDO COM O LIVRO “GEOGRAFIA: CONCEITOS E TEMAS”, DE ROBERTO LOBATO CORRÊA
Palavras-chave:
Espaço, Geografia tradicional, Geografia Crítica, Geografia HumanísticaResumo
Este trabalho se consolidou na concepção de espaço que foi retomada no livro “Geografia: conceitos e temas” do autor Roberto Lobato Corrêa, levando-se em conta um enfoque cultural no qual a natureza, a sociedade e a cultura são refletidas como fenômenos complexos sobre os quais só se obtém respostas a partir de experiências que se apresentam e conforme o sentido que as pessoas dão à sua existência. A partir da elaboração deste tema analisam-se outras concepções de espaço, como o abordado na geografia tradicional; geográfica teorético-quantitativa; geografia crítica e geografia humanista e cultural, assim como da Seletividade espacial; Fragmentação – Remembramento espacial; Antecipação espacial; Marginalização espacial; Reprodução da região produtora, Espaço mítico e Espaço social. Sendo assim, essas definições são percebidas a partir de bases teóricas nas quais são ressaltadas e valorizadas as experiências, os sentimentos, a intuição, a intersubjetividade e a compreensão das pessoas sobre o meio ambiente que habitam, buscando compreender e valorizar esses aspectos, buscando-se um melhor entendimento de espaço como conceito geográfico. Por fim, tem-se a relação homem-natureza através da valorização do lugar, compreensão do contexto pelo qual a pessoa valoriza e organiza o seu espaço e o seu mundo, e nele se relaciona.
Downloads
Referências
BRAGA, Rhalft Magalhães. GEOUSP – Espaço e Tempo, São Paulo, nº 22, pp. 65-72. 2007.
CORRÊA, Roberto Lobato. Et al. Geografia: Conceitos e Temas. 2ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995.
FIGUEIRÓ S. E FIGUEIREDO L. Fronteiras da Pesquisa em Geografia. Santa Maria: UFSM. ISBN: 99765620590001. Programa de Pós-Graduação em Geografia- PPGGEO7º Seminário de Mestrado em Geografia. 2011.
LEFEBVRE, Henri. A produção do espaço. Doralice Barros Pereira e Sérgio Martins (do original: La production de I'espace. 4.ed. Paris: Éditions Anthropos, 2000). Primeira versão: início- fev.2006.
LEFEBVRE, H. La Production de l'Espace. Paris, Anthropos. 1974.
PAULA, I.; SOUZA, M. da C.; F. ANUTE. O espaço geográfico ao longo das correntes da Geografia: uma abordagem epistemológica. UÁQUIRI - Revista do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Acre, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 14, 2021. DOI: 10.47418/uaquiri.vol3.n1.2021.4623. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/Uaquiri/article/view/4623
KANT, I. Crítica da razão pura - Os pensadores - Vol.1. São Paulo: Nova Cultural, 1987.
SANTOS, M. Espaço e Sociedade. Petrópolis: Vozes, 1979.
_______. Pensando o espaço do homem. São Paulo: Hucitec, 1982. SANTOS, M. Espaço e método. São Paulo: Nobel, 1985.
_______. Metamorfoses do espaço habitado. São Paulo: Hucitec, 1988.
_______. A natureza do espaço – Técnica e tempo. Razão e emoção. São Paulo: Hucitec, 1996. SANTOS, M. O espaço do cidadão. São Paulo: Nobel, 2000.
SOUZA, T. E RODELA G. Fundamentos epistemológicos da Geografia. ISBN 978-85-522-0030-7. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2017.
SODRÉ, R. Prática espacial, habitus e espaço urbano: Ensaio de geografia da vida cotidiana. Geopauta, v. 5, n. 1, 2021.
TUAN, Yi Fu. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. São Paulo: Difel, 1983.
______. Geografia Humanística. In: CHRISTOFOLETTI, Antonio (Org.). Perspectivas da Geografia. São Paulo: Difel, 1982. p. 143-164.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.